domingo, maio 04, 2003

Arte Para Alguns ou "A Gente Não Quer Só Comida"
Uma coisa que realmente me estressa é a programação do CCBB. Fico puta porque realmente adoraria frequentar todas as palestras e mostras de cinema que o espaço oferece. Mas infelizmente, eu trabalho. Pois é.
O fato de trabalhar - o que eu deveria agradecer aos céus todos os meus dias, dada a situação nada favorável para recém-formados - acaba sendo um empecilho para o meu aprimoramento cultural (quantas palavras rebuscadas de uma vez só!).
Prefiro não acreditar nisso, mas tenho a impressão que ainda persiste nesse país a velha idéia de que quem trabalha é peão e que quem gosta de "arte" é desocupado. Fico extremamente puta, por exemplo, por não ter conseguido ir em vários filmes do É Tudo Verdade ou da Novos Rumos, Novos Cineastas, por exemplo. O último filme de cada dia na maioria dessas mostras começa às 19h30. Ainda estou no trabalho. Boa parte das pessoas também.
Com o mestrado, é a mesma coisa. O mestrado que eu gostaria de fazer, na UFRJ, tem a maior parte de suas aulas à tarde. Quer dizer que não se pode estudar e trabalhar? Se eu quiser ter um mestrado, vou ter que me ocupar só disso? E vou viver de quê, de vento? A UFRJ vai pagar minhas contas?
Por isso fico tão puta com coisas aparentemente bobas como os filmes no CCBB, por exemplo. "Mas você poderia ir nos fins de semana", dirá um incauto. Pois é, eu poderia passar o dia inteiro no CCBB, vendo todos os filmes, que ainda assim não veria a metade do que eu gostaria de ver.
Triste, muito triste.

Nenhum comentário: