segunda-feira, abril 24, 2006

...
Quinta-feira, véspera de feriado, encontrei 4 das minhas melhores amigas. Papo vai, vinho vem, e começamos a falar sobre nossas neuras de habitantes de uma metrópole violenta. O. diz que constantemente tem pesadelos nos quais sua casa é invadida, ou sua mãe é assaltada - ou algo do tipo, lembre-se que mencionei a palavra 'vinho'. No que concordei, dizendo que ando cada vez mais neurótica por morar em uma casa, depois de quase 20 anos em apartamentos. Sonho com bandidos entrando no meu quarto, acho que o muro é baixo, fico preocupada com o cadeado do portão, só durmo com as duas portas da sacada fechadas, enfim, essas coisas de gente preocupada. L. retrucou, dizendo que no dia em que viver assim vai embora do Rio. O. diz que a intenção dela é essa, ir para uma cidade menor, talvez para o Sul.

Aí no sábado minha amiga L. me manda um link com cenas de um tiroteio em uma comunidade próxima (leia-se com visão frontal) à casa dela. Exibidas em um programa de TV. Não quero discutir as razões da violência no Rio de Janeiro, mas como nós chegamos a esse ponto? De pensar em 'não vou dormir só de calcinha, porque se invadirem minha casa durante a noite é melhor estar vestida'? Juro que O. pensou nisso - e eu que achava que só eu pensava assim.

É melhor ficar aqui? É melhor ir embora? É melhor achar normal se jogar no chão do quarto ao ouvir os primeiros tiros? É melhor encher a casa de cadeados e viver sempre com o coração sobressaltado?

Estamos virando um bando de neuróticas, e dessa vez com razão. Tenho mais medo de dormir na minha própria casa do que de andar nas ruas da cidade ...

Nenhum comentário: